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Veículos de Duas Rodas

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Veículos de Duas Rodas

Tópicos do artigo

Quem precisa dominar o conteúdo de Direção Defensiva para veículos de duas rodas?Quais são os fatores de risco que o motociclista deve evitar?Quais são as recomendações de Direção Defensiva para motociclistas?Qual é a postura correta na pilotagem de uma moto?Como fazer curvas em motocicletas?Quais são as condições adversas para veículos de duas rodas?

Quem precisa dominar o conteúdo de Direção Defensiva para veículos de duas rodas?

Uma dúvida muito comum é: 

Cai questão sobre veículo de duas rodas na prova de quem está tirando a CNH de carro? A resposta é: sim!

Não importa se você está tentando se habilitar na categoria A ou na categoria B: Na sua prova podem cair questões de Direção Defensiva para veículos de duas rodas.

Motociclista - CNH A - AprovaDETRAN
Atenção!
Mesmo que você esteja tirando a CNH B, podem cair questões de direção defensiva para veículos de duas rodas na sua prova.

As medidas para evitar acidentes envolvendo veículos de duas rodas dependem não apenas dos motociclistas, mas de todos os usuários que dividem o trânsito com eles.

Conhecer a realidade e os desafios desses condutores é muito importante para saber a melhor maneira de ajudar a evitar esses acidentes.

Afinal, os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos veículos de menor porte. Lembra?

Quais são os fatores de risco que o motociclista deve evitar?

Veja quais são os principais fatores de risco que os motociclistas devem evitar:

  • Mudar constantemente de faixas;
  • Transitar em velocidade incompatível com a via;
  • Ultrapassar pela direita;
  • Transitar em corredores de veículos (em cima das faixas);
  • Não respeitar a distância lateral (1,5 m);
  • Não respeitar a distância de seguimento (2 segundos);
  • Ficar fora do campo de visão dos condutores dos demais veículos.

Quais são as recomendações de Direção Defensiva para motociclistas?

Motociclista - AprovaDETRAN
Recomendações de direção defensiva
As recomendações para o motociclista defensivo costumam cair com frequência.

Veja quais são as principais recomendações da Direção Defensiva para motociclistas:

  • Realizar manutenções e revisões periódicas no veículo;
  • Utilizar os equipamentos de segurança;
  • Usar capacete com viseira ou óculos protetores e vestuário em conformidade com as especificações do CONTRAN;
  • Segurar o guidão com as duas mãos;
  • Respeitar as distâncias de segurança;
  • Fugir dos pontos cegos, buscando sempre estar visível nos retrovisores dos veículos à sua frente;
  • Ser previsível, sinalizando com antecedência as conversões ou qualquer mudança de faixa ou direção;
  • Evitar trafegar entre 2 veículos;
  • Estar atento às distorções de espelhos convexos da motocicleta, pois neles os objetos parecem mais distantes do que realmente estão.

Qual é a postura correta na pilotagem de uma moto?

A postura correta na pilotagem é fundamental para o conforto e a segurança do motociclista.

Motociclista - Posição correta - AprovaDETRAN
Postura correta
Cada parte do corpo possui um posicionamento favorável para uma direção segura e confortável.

Vamos conhecer qual é a postura recomendada para cada parte do corpo. 

CabeçaManter a cabeça levantada para ampliar o campo de visão, evitando que ela seja projetada para frente dos ombros.
ColunaManter a coluna ereta para evitar fadiga e possíveis problemas de postura no futuro.
OmbrosOs ombros devem ficar relaxados. A tensão nos ombros deixa as mãos tensas, prejudicando a condução do guidão.
BraçosOs braços devem estar relaxados, com distância adequada entre o tronco e o guidão (nem muito flexionados e nem muito esticados).
CotovelosOs cotovelos devem estar ligeiramente dobrados para dentro, para ajudar na absorção dos impactos resultantes das irregularidades na pista.
MãosAs mãos devem segurar as manoplas do guidão na região central, para que o acionamento dos comandos seja mais fácil.
QuadrisOs quadris devem estar o mais próximo possível do tanque. É importante girar o guidão para os dois lados para garantir que a posição não está atrapalhando esse movimento de giro.
JoelhosOs joelhos devem estar posicionados junto ao tanque, para diminuir a resistência do vento e também proporcionar maior estabilidade.
Pés

Os pés devem estar próximos aos comandos, paralelos ao chão e apontados para frente, para agilizar o acionamento de freios e a mudança de marchas.

Os pés não devem ficar voltados para baixo, pois dessa forma ficam mais distantes dos comandos, o que aumenta o risco de ferimentos nos pés ao passar por buracos e irregularidades na pista.

Como fazer curvas em motocicletas?

Saber fazer curvas é uma das principais habilidades de um motociclista.

Quanto maior for a velocidade e o raio da curva, maior deverá ser a inclinação da moto e do piloto.

Para ficar mais claro, vamos ver os 3 métodos básicos para se fazer curvas em motocicletas: 

Veículos de duas rodas - como fazer curvas - AprovaDETRAN.png
3 métodos básicos
os 3 métodos básicos para se fazer curvas em motocicletas variam dependendo da velocidade, das condições da pista e da presença de obstáculos.

 

É importante ressaltar que a inclinação correta e segura em uma curva depende de vários fatores, como a geometria da motocicleta, a distribuição de peso, a aderência dos pneus e as condições da via.

A prática regular e a participação em cursos de pilotagem são essenciais para que os motociclistas possam aprimorar suas habilidades e entender melhor os princípios de inclinação.

Quais são as condições adversas para veículos de duas rodas?

São praticamente as mesmas condições adversas dos veículos de 4 rodas.

Motociclista - Condições adversas - AprovaDETRAN
Respeite o motociclista
É importante conhecer as adversidades enfrentadas pelos motociclistas, principalmente os profissionais, para construirmos uma sociedade mais humana, para além do trânsito.

A seguir estão destacadas algumas recomendações especiais para motociclistas.

Obstáculos

Sendo inevitável o confronto com o objeto, o condutor deve proceder da seguinte forma:

  • Manter a motocicleta em linha reta;
  • Não frear ou acelerar;
  • Erguer-se do assento e flexionar as pernas e cotovelos para amortecer o impacto.
Frenagem
  • O correto é usar os freios dianteiro e traseiro até a imobilização total da motocicleta;
  • O carona deve pressionar o quadril ao encontro do piloto para que ele não perca o equilíbrio.
Cruzamentos
  • Reduzir sempre a velocidade;
  • Ficar com os freios em posição de acionamento para eliminar o tempo de reação;
  • Olhar primeiro para a esquerda (mas nunca esquecer de olhar para todas as direções antes de prosseguir).
Transporte de passageiros
  • Passageiros devem ser transportados em um banco suplementar, atrás do condutor ou em carro lateral (sidecar);
  • Assim como o condutor, passageiros também devem usar os equipamentos obrigatórios;
  • O condutor deve orientar o passageiro sobre como se comportar nas curvas e em frenagens.
Adversidades de clima
  • O condutor deve estar preparado para situações como chuva ou frio, com capacete e viseira em bom estado de uso e vestuário adequado;
  • No frio, os dedos dos pés e mãos podem perder a sensibilidade prejudicando a condução da motocicleta. Botas e luvas ajudam a evitar essa perda de sensibilidade;
  • Na chuva, trafegar no rastro de pneus dos outros veículos, onde há menos água e sujeira;
  • Ventos fortes e deslocamentos de ar causados por veículos de maior porte (como carretas e ônibus) podem reduzir a estabilidade da motocicleta.
Pilotando à noite
  • Diminuir a velocidade e redobrar a atenção;
  • Certificar-se de que a motocicleta está com a parte elétrica, faróis e setas em perfeitas condições de uso;
  • Orientar-se pela linha de bordo da pista para diminuir o ofuscamento causado pelos faróis dos veículos em sentido contrário. 

Aproximadamente 70% da capacidade de frenagem de uma motocicleta está concentrada no freio dianteiro. Por esse motivo, é importante não depender exclusivamente do freio traseiro ao desacelerar ou parar a moto.

A gente conta com você para juntos reduzirmos o número de acidentes envolvendo veículos de duas rodas.

 

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