Tire a CNH de 1ª

  • CheckVideoaulas
  • CheckSimulados (prova 2024)
  • CheckQuestões que mais caem
  • CheckResumos
  • CheckManobras do exame
  • CheckE muito mais!
Recursos

Automatismos

Tempo de leitura
Tempo de estudo:

4 minutos

Automatismos

Tópicos do artigo

O que é automatismo?Posição das mãos no volanteUtilização dos pedaisTroca de marchasFrenagem

O que é automatismo?

A palavra “automatismo” é muito usada na prova do DETRAN, por isso estude com atenção o seu significado no contexto da matéria de Direção Defensiva.

Automatismos são ações executadas pelo condutor de maneira inconsciente ou involuntária. Isto é, são ações “automáticas” que acontecem pelo hábito.

É importante saber que existem automatismos corretos e incorretos.

Automatismos corretosAutomatismos incorretos

 

Os automatismos corretos são aprendidos por meio de treinamento, para que o condutor aja da forma mais segura em situações inesperadas de risco.

 

Os automatismos incorretos são os “vícios de direção”, manias que vão contra as boas práticas de Direção Defensiva.
 

 

Agora, vamos ver exemplos de automatismos corretos e incorretos para quatro dos principais comandos que o condutor realiza na direção do veículo:

  • Posição das mãos no volante;
  • Utilização dos pedais;
  • Troca de marchas;
  • Frenagem.

Os exemplos mais cobrados na prova do DETRAN são: posição das mãos no volante e utilização dos pedais. 

Posição das mãos no volante

Automatismos corretosAutomatismos incorretos
  • As mãos devem ficar na posição equivalente de 9h15min no relógio de ponteiro;
  • Para fazer uma conversão, as mãos podem ser elevadas para a posição de 10h10min no relógio;
  • Segurar o volante sempre com as 2 mãos, sendo permitido retirar uma das mãos apenas para executar um comando no veículo (como troca de marcha) ou para fazer gesto de braço.
  • Tirar a mão do volante para acionar a seta;
  • Segurar e manusear o volante apenas com uma das mãos;
  • Permanecer com a mão para fora da janela;
  • Permanecer com a mão na marcha;
  • Permanecer com a mão na perna.
Posição das mãos no volante - Posição correta 9:15h
Em linha reta - 9:15h
A posição correta das mãos ao dirigir em linha reta é o horário de 9:15h.
Posição das mãos no volante - Posição correta 10:10h
Em curvas - 10:10h
Um pouco antes de realizar uma curva ou conversão, você pode subir um pouco as mãos, passando para a posição de 10:10h.

Utilização dos pedais

Automatismos corretosAutomatismos incorretos
  • Acionar os pedais com a metade superior do pé (popularmente chamada de "maça do pé", que é a parte mais gordinha).   
  • Acionar os pedais com a pontinha dos pés ou com o pé inteiro;
  • Descansar o pé no pedal da embreagem.
Uso dos pedais - Acelerador
Acelerador (pé direito)
O pedal mais à direita é o acelerador. Ele é acionado com o pé direito e com pouca pressão ele já responde bem.
Uso dos pedais 10 - AprovaDETRAN.png
Freio (pé direito)
O pedal do meio é o freio. Ele também é acionado com o pé direito e é um pouco mais resistente que o acelerador. Mesmo assim, você vai notar que ele também precisa de pouca pressão para funcionar.
Uso dos pedais 4 - AprovaDETRAN.png
Embreagem (pé esquerdo)
O pedal mais à esquerda é a embreagem. Ela é a única que é acionada com o pé esquerdo. A embreagem é, de longe, o pedal com maior deslocamento, ou seja, tem uma pisada mais "forte e longa". 

Troca de marchas

Automatismos corretosAutomatismos incorretos
  • Trocar as marchas no tempo certo, sem forçar o motor.
  • Não reduzir ou aumentar a marcha no tempo certo, forçando o motor (deixando o motor “esgoelar” ou ”engasgar”).
Uso das marchas - Conta-giros
Conta-giros
Fique de olho no conta-giros, no painel do veículo. Se estiver abaixo do 2, é hora de reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, é hora de aumentar a marcha.

Frenagem

Automatismos corretosAutomatismos incorretos

 

  • As marchas devem ser reduzidas uma a uma, sem pular a ordem do câmbio;
  • Na hora de parar o veículo, pisar primeiro no freio e depois na embreagem (quando a velocidade já estiver reduzida).

 

  • Pular a ordem do câmbio na hora de reduzir a marcha. Por exemplo: passar da 4ª para a 2ª, sem passar pela 3ª;
  • Na hora de parar o veículo, pisar na embreagem antes de pisar no freio.

 

Usar o pedal da embreagem antes de usar o pedal de freio nas frenagens é falta média no exame de direção (perde 2 pontos).

Saindo com o carro - Pé na embreagem
Atenção!
Na hora de parar o carro, muita gente tem o hábito de pisar primeiro na embreagem. Isso é errado e conta como falta no exame de direção!

 

Estudando
Tire a CNH estudando
15 min por dia

Crie sua conta
Compartilhar linkCompartilhar linkCompartilhar link
Voltar ao topo

Voltar ao topo

Conheça mais

Paisagem do AprovaDETRAN

© 2024 AprovaDETRAN. Todos os direitos reservados.

Termos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemap
Tag

Use o cupom "APROVA50" para garantir 50% de desconto na sua assinatura.