- Simulado DETRAN (prova 2024)
- As questões que mais caem
- Pegadinhas e macetes
- Matéria completa + resumos
- Manobras do exame (passo a passo)
Quais são as leis da Física cobradas na prova do DETRAN?
Na prova do DETRAN é comum serem cobrados os seguintes conceitos:
- Aderência;
- Aquaplanagem;
- Transferência de massa;
- Força centrípeta e força centrífuga;
- Derrapagem;
- Frenagem.
Neste artigo, vamos entender cada um desses conceitos.
O que é aderência?
A aderência refere-se à capacidade do pneu de se agarrar à superfície da pista.
A aderência adequada é fundamental para a condução segura, pois permite que o veículo acelere, freie e vire de maneira eficaz e controlada.
A aderência pode ser influenciada por vários fatores, incluindo:
Velocidade | Quanto maior a velocidade, menor a aderência. |
---|---|
Condição dos pneus | Pneus desgastados ou mal calibrados podem ter a aderência reduzida. |
Condição da pista | A superfície da pista pode afetar a aderência. Por exemplo, estradas molhadas ou cobertas de gelo podem reduzir a aderência. |
Tipo de pneu | Diferentes tipos de pneus têm diferentes níveis de aderência. Por exemplo, pneus de verão podem não ter aderência suficiente em condições de inverno. |
Dessa forma, para melhorar a aderência é importante:
- Reduzir a velocidade se as condições do pavimento ou do clima forem desfavoráveis;
- Fazer revisões no veículo dentro da periodicidade recomendada pelo fabricante;
- Rodar com pneus bem calibrados e em boas condições, ou seja, nada de pneus "carecas".
O que é aquaplanagem?
A aquaplanagem é um fenômeno que acontece quando os pneus do veículo, ao passarem sobre uma camada de água, perdem o atrito com o solo.
Quando isso acontece, o carro “flutua”, pois os pneus deixam de tocar o pavimento devido a uma fina camada de água formada entre eles e a pista.
Se o motorista não estiver preparado, pode perder completamente o controle da direção.
O que fazer | O que não fazer |
---|---|
|
|
“Esterçar” é mover levemente a direção do veículo para a direita e para a esquerda. Essa palavra aparece quase sempre em questões sobre aquaplanagem e derrapagem.
O que é transferência de massa?
Transferência de massa é a troca de pesos entre os eixos dianteiro e traseiro, em razão da aceleração ou desaceleração do veículo.
Para entender os conceitos de sub-esterçamento e sobre-esterçamento que acontecem na transferência de massa, veja a tabela abaixo.
Na prova do DETRAN, em vez de “subesterçamento” e “sobre-esterçamento” podem aparecer os seguintes termos equivalentes: comportamento subesterçante e comportamento sobre-esterçante.
Sub-esterçamento | Sobre-esterçamento |
---|---|
Quando o veículo está em aceleração, o eixo de trás é sobrecarregado e o eixo da frente fica mais leve, perdendo a aderência. Essa perda de aderência no eixo da frente é chamada de "sub-esterçamento". | Quando o veículo está em desaceleração, acontece o contrário: o eixo da frente é sobrecarregado e o eixo de trás fica mais leve, perdendo a aderência. Essa perda de aderência no eixo de trás é chamada de "sobre-esterçamento". |
Aceleração | Desaceleração |
Peso do eixo de trás | Peso no eixo da frente |
Eixo da frente fica mais leve e desprende | Eixo de trás fica mais leve e desprende |
Veículo é jogado para FORA | Veículo é jogado para DENTRO |
Ação da força centrífuga | Ação da força centrípeta |
O que é força centrífuga e força centrípeta?
Força centrífuga | A força centrífuga está relacionada com o comportamento de sub-esterçamento do veículo, que é a perda de aderência dos pneus dianteiros. A força centrífuga tende a jogar o veículo para fora da curva. |
---|---|
Força centrípeta | A força centrípeta está relacionada com o comportamento de sobre-esterçamento do veículo, que é a perda de aderência dos pneus traseiros. A força centrípeta tende a jogar o veículo para dentro da curva. |
Cuidado para não confundir força centrífuga e força centrípeta. Os nomes são complicados e bastante cobrados na prova do DETRAN. Use a dica do "F" para garantir esse ponto (veja abaixo).
Força centrífuga:
- As 4 últimas letras da palavra "centrífuga" formam a palavra FUGA;
- O veículo é jogado para FORA;
- A FRENTE do veículo se desprende do chão.
O que é derrapagem?
A derrapagem acontece quando os pneus perdem a aderência com a superfície da pista, fazendo com que o veículo deslize ou gire fora de controle.
Derrapagens são mais frequentes em curvas.
Para evitá-las o condutor deve:
- Evitar acelerar ou frear bruscamente.
- Respeitar a velocidade indicada pela sinalização;
- Reduzir a velocidade na chuva ou quando a pista estiver molhada e mais escorregadia;
- Manter os pneus em boas condições e corretamente calibrados.
O que é frenagem?
Frenagem é o uso do sistema de freios para reduzir a velocidade do veículo e imobilizá-lo.
Durante a frenagem, a força sobre o sistema de freios não deve ser superior ao atrito dos pneus com o pavimento.
Se a força no sistema de freios for maior do que o atrito dos pneus com o pavimento, acontecerá o travamento das rodas, provocando o arrastamento dos pneus.
O travamento das rodas pode aumentar a distância e o tempo de frenagem até a imobilização total do veículo, elevando os riscos de acidente.
O freio ABS é uma tecnologia de segurança que ajuda a prevenir o travamento das rodas durante a frenagem. Esse é um dos motivos dele ser obrigatório nos veículos desde 2014.
Então, se você comprar ou alugar um veículo hoje, é muito provável que ele já venha com o freio ABS. O que é muito bom!