Tire a CNH de 1ª

  • CheckVideoaulas
  • CheckSimulados (prova 2024)
  • CheckQuestões que mais caem
  • CheckResumos
  • CheckManobras do exame
  • CheckE muito mais!
Recursos

Leis da Física

Tempo de leitura
Tempo de estudo:

5 minutos

Leis da Física

Tópicos do artigo

Quais são as leis da Física cobradas na prova do DETRAN?O que é aderência?O que é aquaplanagem?O que é transferência de massa?O que é força centrífuga e força centrípeta?O que é derrapagem?O que é frenagem?

Quais são as leis da Física cobradas na prova do DETRAN?

Na prova do DETRAN é comum serem cobrados os seguintes conceitos:

  • Aderência;
  • Aquaplanagem;
  • Transferência de massa;
  • Força centrípeta e força centrífuga;
  • Derrapagem;
  • Frenagem.

Neste artigo, vamos entender cada um desses conceitos.

O que é aderência?

Aderência - AprovaDETRAN
Aderência
A aderência refere-se à capacidade do pneu de se agarrar à superfície da pista.

A aderência refere-se à capacidade do pneu de se agarrar à superfície da pista.

A aderência adequada é fundamental para a condução segura, pois permite que o veículo acelere, freie e vire de maneira eficaz e controlada.

A aderência pode ser influenciada por vários fatores, incluindo:

VelocidadeQuanto maior a velocidade, menor a aderência.
Condição dos pneusPneus desgastados ou mal calibrados podem ter a aderência reduzida.
Condição da pistaA superfície da pista pode afetar a aderência. Por exemplo, estradas molhadas ou cobertas de gelo podem reduzir a aderência.
Tipo de pneuDiferentes tipos de pneus têm diferentes níveis de aderência. Por exemplo, pneus de verão podem não ter aderência suficiente em condições de inverno.

Dessa forma, para melhorar a aderência é importante:

  • Reduzir a velocidade se as condições do pavimento ou do clima forem desfavoráveis;
  • Fazer revisões no veículo dentro da periodicidade recomendada pelo fabricante;
  • Rodar com pneus bem calibrados e em boas condições, ou seja, nada de pneus "carecas".

O que é aquaplanagem?

Aquaplanagem - AprovaDETRAN
Aquaplanagem
A aquaplanagem ocorre quando os pneus do veículo, ao passarem sobre uma camada de água, perdem o atrito com o solo. 

A aquaplanagem é um fenômeno que acontece quando os pneus do veículo, ao passarem sobre uma camada de água, perdem o atrito com o solo.

Quando isso acontece, o carro “flutua”, pois os pneus deixam de tocar o pavimento devido a uma fina camada de água formada entre eles e a pista.

Se o motorista não estiver preparado, pode perder completamente o controle da direção.

O que fazerO que não fazer
  • Reduza a velocidade na chuva ou em pista molhada;
  • Na chuva, observe pelo retrovisor se há marcas de rastro dos seus pneus na via. Quando elas não são visíveis, é provável que esteja ocorrendo a aquaplanagem;
  • Se o veículo aquaplanar, reduza a marcha, uma a uma, sempre tirando o pé da embreagem;
  • Em seguida, vire levemente o volante de um lado para o outro para tracionar as rodas.
     
  • Não rode com pneus desgastados, isso irá comprometer a aderência deles com a pista;
  • Não freie. Se você frear, irá perder totalmente o controle do veículo;
  • Não vire bruscamente a direção. Se você fizer isso, o veículo irá rodopiar.
     

“Esterçar” é mover levemente a direção do veículo para a direita e para a esquerda. Essa palavra aparece quase sempre em questões sobre aquaplanagem e derrapagem.

O que é transferência de massa?

Transferência de massa é a troca de pesos entre os eixos dianteiro e traseiro, em razão da aceleração ou desaceleração do veículo.

Para entender os conceitos de sub-esterçamento e sobre-esterçamento que acontecem na transferência de massa, veja a tabela abaixo.

Na prova do DETRAN, em vez de “subesterçamento” e “sobre-esterçamento” podem aparecer os seguintes termos equivalentes: comportamento subesterçante e comportamento sobre-esterçante.

Sub-esterçamentoSobre-esterçamento

Quando o veículo está em aceleração, o eixo de trás é sobrecarregado e o eixo da frente fica mais leve, perdendo a aderência.

Essa perda de aderência no eixo da frente é chamada de "sub-esterçamento".

Quando o veículo está em desaceleração, acontece o contrário: o eixo da frente é sobrecarregado e o eixo de trás fica mais leve, perdendo a aderência.

Essa perda de aderência no eixo de trás é chamada de "sobre-esterçamento".

AceleraçãoDesaceleração
Peso do eixo de trásPeso no eixo da frente
Eixo da frente fica mais leve e desprendeEixo de trás fica mais leve e desprende
Veículo é jogado para FORAVeículo é jogado para DENTRO
Ação da força centrífugaAção da força centrípeta

O que é força centrífuga e força centrípeta?

Força centrífuga

A força centrífuga está relacionada com o comportamento de sub-esterçamento do veículo, que é a perda de aderência dos pneus dianteiros.

A força centrífuga tende a jogar o veículo para fora da curva.

Força centrípeta

A força centrípeta está relacionada com o comportamento de sobre-esterçamento do veículo, que é a perda de aderência dos pneus traseiros.

A força centrípeta tende a jogar o veículo para dentro da curva. 

Força centrífuga - AprovaDETRAN
A força centrípeta tende a jogar o veículo para dentro da curva. 
Força centrípeta - AprovaDETRAN
A força centrífuga tende a jogar o veículo para fora da curva.

Cuidado para não confundir força centrífuga e força centrípeta. Os nomes são complicados e bastante cobrados na prova do DETRAN. Use a dica do "F" para garantir esse ponto (veja abaixo).

Força centrífuga:

  • As 4 últimas letras da palavra "centrífuga" formam a palavra FUGA;
  • O veículo é jogado para FORA;
  • A FRENTE do veículo se desprende do chão.

O que é derrapagem?

Derrapagem - AprovaDETRAN
Derrapagem
A derrapagem acontece quando os pneus perdem a aderência com a superfície da pista, fazendo com que o veículo deslize ou gire fora de controle.

A derrapagem acontece quando os pneus perdem a aderência com a superfície da pista, fazendo com que o veículo deslize ou gire fora de controle.

Derrapagens são mais frequentes em curvas. 

Para evitá-las o condutor deve:

  • Evitar acelerar ou frear bruscamente.
  • Respeitar a velocidade indicada pela sinalização;
  • Reduzir a velocidade na chuva ou quando a pista estiver molhada e mais escorregadia;
  • Manter os pneus em boas condições e corretamente calibrados.

O que é frenagem?

Frenagem é o uso do sistema de freios para reduzir a velocidade do veículo e imobilizá-lo.

Durante a frenagem, a força sobre o sistema de freios não deve ser superior ao atrito dos pneus com o pavimento.

Se a força no sistema de freios for maior do que o atrito dos pneus com o pavimento, acontecerá o travamento das rodas, provocando o arrastamento dos pneus.

O travamento das rodas pode aumentar a distância e o tempo de frenagem até a imobilização total do veículo, elevando os riscos de acidente.

O freio ABS é uma tecnologia de segurança que ajuda a prevenir o travamento das rodas durante a frenagem. Esse é um dos motivos dele ser obrigatório nos veículos desde 2014.

Então, se você comprar ou alugar um veículo hoje, é muito provável que ele já venha com o freio ABS. O que é muito bom!

 

Estudando
Tire a CNH estudando
15 min por dia

Crie sua conta
Compartilhar linkCompartilhar linkCompartilhar link
Voltar ao topo

Voltar ao topo

Conheça mais

Paisagem do AprovaDETRAN

© 2024 AprovaDETRAN. Todos os direitos reservados.

Termos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemap
Tag

Use o cupom "APROVA50" para garantir 50% de desconto na sua assinatura.