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Resumo de Circulação e Conduta

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17 minutos

Resumo de Circulação e Conduta

Tópicos do artigo

Quais são os principais deveres dos usuários das vias?Quais são as normas para veículos motorizados?Mão de direçãoDistância de segurançaFaixas de trânsitoTrânsito em calçadas e passeiosHierarquia de responsabilidadesQuais são as normas para transporte de passageiros?Quais são os veículos que têm preferência no trânsito?Quais são os veículos que têm prioridade no trânsito?Quais são as normas para passagem e ultrapassagem?Quais são as normas para conversões?Quais são as normas para manobras de retorno?Quais são as normas para o uso das luzes do veículo?Quais são as normas para o uso da buzina?Qual é a diferença entre estacionamento e parada?Quais são as normas para estacionamento e parada?Como as vias de trânsito são classificadas?Qual é a velocidade máxima nas vias urbanas?Qual é a velocidade máxima nas vias rurais?

Quais são os principais deveres dos usuários das vias?

Conversão à direita - Verificando se o trânsito está livre
O condutor defensivo está sempre atento ao que acontece no entorno.

Conhecer os principais deveres dos usuários das vias é importante para a sua segurança e de todos que utilizam o trânsito com você.

São eles:  

  • Abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais;
  • Abster-se de todo ato que possa causar danos a propriedades públicas ou privadas;
  • Abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias ou nela criando qualquer outro obstáculo;
  • Verificar a existência e o correto funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, antes de colocar o veículo em circulação;
  • Assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino;
  • Ter domínio sobre o seu veículo, a todo o momento, dirigindo-o com atenção e com os cuidados indispensáveis à segurança.

Quais são as normas para veículos motorizados?

Normas de Circulação e Conduta é uma das matérias mais importantes do curso teórico. Para dominá-la com segurança, é fundamental entender alguns conceitos básicos. 

São eles:

  • Mão de direção;
  • Distância de segurança;
  • Faixas de trânsito (direita, esquerda ou centro);
  • Trânsito em calçadas e passeios;
  • E hierarquia de responsabilidades.

Mão de direção

Sobre a mão de direção, o CTB diz em seu artigo 29 que: 

A circulação de veículos será feita pelo lado direito da via, admitindo-se exceções devidamente sinalizadas.

Um exemplo de exceção são as ultrapassagens, quando é permitido transitar pela esquerda, mas desde que apenas pelo tempo necessário e respeitada a preferência do veículo que transita em sentido contrário. 

Ultrapassagem - AprovaDETRAN.png
Ultrapassagens
Um exemplo de exceção são as ultrapassagens, quando é permitido transitar pela esquerda.

É importante lembrar que, se na sua prova perguntar: 

O trânsito deve ser realizado sempre pelo lado direito? A resposta será: Não.

Distância de segurança

Esse conceito estabelece que o condutor deve manter uma distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, assim como em relação ao bordo da pista.

Distância lateralDistância frontalDistância em relação ao bordo da pista

 

1,5m

 

 

2 segundos

 

 

Inferior a 50cm

 

Distância de segurança - AprovaDETRAN.png
Distância de segurança
Não guardar distância de segurança é uma das principais causas de acidentes.

A distância lateral deve ser de 1,5m, enquanto a distância frontal é contada por tempo e deve ser de 2 segundos. Já a distância em relação ao bordo da pista deve ser inferior a 50 centímetros.

Faixas de trânsito

Um outro conceito fundamental são as faixas de trânsito. Elas são divididas em três tipos:

Faixa da direitaDestinada aos veículos mais lentos e de maior porte.
Faixa da esquerdaDestinada aos veículos em ultrapassagem e aqueles em maior velocidade.
Faixa do centroDestinada aos veículos em velocidade intermediária.
Faixas de trânsito - AprovaDETRAN.png
Faixas de trânsito
Cada faixa de trânsito é dedicada a um tipo de veículo e tráfego.

Trânsito em calçadas e passeios

Também existe o trânsito de veículos sobre calçadas e passeios, que só poderá ocorrer para entrar ou sair de garagens e áreas especiais de estacionamento.

Grave isso:

O trânsito de veículos sobre calçadas e passeios só poderá ocorrer para entrar ou sair de garagens e áreas especiais de estacionamento.

Calçadas e passeios - AprovaDETRAN.png
Calçadas e passeios
O trânsito de veículos sobre calçadas e passeios só poderá ocorrer para entrar ou sair de garagens e áreas especiais de estacionamento.

Hierarquia de responsabilidades

Por fim, temos a hierarquia de responsabilidades, que funciona assim:

  • Os veículos de maior porte são responsáveis pelos de menor porte.
  • Os veículos motorizados são responsáveis pelos não motorizados.
  • E todos os veículos juntos são responsáveis pela segurança dos pedestres.
Bicicletas - AprovaDETRAN
Hierarquia de responsabilidades
Lembre-se: os veículos motorizados são responsáveis pelos não motorizados.

Quais são as normas para transporte de passageiros?

O CTB estabelece que é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.

Sobre essas exceções, um exemplo seria: 

Veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos onde seja permitido viajar em pé.

Ônibus - AprovaDETRAN
Exceção para o uso do cinto de segurança
Veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos onde seja permitido viajar em pé.

O transporte de crianças em veículos motorizados apresenta normas específicas. 

Veja só:

Menores de 10 anos
  • Em automóveis: crianças menores de 10 anos que não tenham atingido 1,45m devem ser transportadas no banco traseiro do veículo e utilizar equipamento de retenção adequado (conforme idade, peso e altura);
  • Em motocicletas: é proibido transportar criança menor de 10 anos ou sem condições de cuidar da própria segurança.
Recém-nascidos até 1 anoDevem ser transportadas no bebê conforto, afixado em sentido oposto aos demais passageiros (ou seja, de costas para o painel do carro).
De 1 a 4 anosDevem ser transportadas na cadeirinha, fixada no mesmo sentido dos demais ocupantes do veículo.
De 4 a 7 ½ anos (sete anos e meio)Devem ser transportadas no assento de elevação, de forma a evitar que o cinto de segurança diagonal passe pelo pescoço da criança.
De 7 ½ (sete anos e meio) a 10 anosDevem ser transportadas no banco traseiro, com o cinto de segurança apenas.

Quais são os veículos que têm preferência no trânsito?

Na prova do DETRAN é muito comum caírem questões sobre preferência de passagem. Então, preste muita atenção.

Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

Rodovias  - AprovaDETRAN
Rodovias
Nas rodovias, tem preferência de passagem aquele que estiver circulando pela rodovia.
Rotatória - AprovaDETRAN
Rotatórias
Nas rotatórias, tem preferência de passagem aquele que estiver circulando a rotatória.
Demais casos - AprovaDETRAN
Demais casos
Nos demais casos, terá preferência o veículo que vier pela direita do condutor.
RodoviasRotatóriasDemais casos
Nas rodovias, aquele que estiver circulando por ela.Nas rotatórias, também aquele que estiver circulando por ela.Nos demais casos, terá preferência o veículo que vier pela direita do condutor.
 

É importante destacar que há uma exceção para a norma geral de preferência de passagem:

Veículos que se deslocam sobre trilhos têm sempre a preferência em relação aos demais.

Veículos sobre trilhos - Preferência - AprovaDETRAN
Veículos sobre trilhos
Veículos que se deslocam sobre trilhos têm sempre a preferência em relação aos demais.

Quais são os veículos que têm prioridade no trânsito?

O termo "prioridade" aplica-se a veículos em efetiva prestação de serviço de urgência que necessitam de prerrogativas que lhes garantam a passagem prioritária sobre outros veículos, independentemente das regras de preferência.

Por exemplo: uma ambulância que precisa chegar rápido a um local de acidente.

Existem 2 tipos de prioridade de passagem que se aplicam a veículos em situações especiais.

Livre passagemTêm livre circulação, respeitados os devidos cuidados de segurança e as demais normas do CTB.
Livre parada e estacionamentoPodem parar e estacionar mesmo em locais proibidos somente durante a prestação de serviço ou de socorro, e de maneira a não colocar em risco os demais usuários.   
Socorro às vítimas de trânsito - THUMB - AprovaDETRAN.png
Atenção!
Os dois tipos de prioridade de passagem costumam cair com frequência na prova do DETRAN.

Essa tabela vai nos ajudar a entender que veículos em situações especiais têm direito à livre passagem e à livre parada e estacionamento:

Tipo de veículoPrioridade

Veículos precedidos de batedores

Exemplo: veículo do Presidente da República.

  • Livre passagem

Veículos prestadores de serviços de utilidade pública 

Exemplo: veículo realizando manutenção na rede hidráulica da rua.

 

  • Livre parada e estacionamento

Veículos de socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias 

Exemplo: veículo dos bombeiros.

  • Livre passagem
  • Livre parada e estacionamento

Para dar a prioridade de passagem a veículos com sirene acionada e luz vermelha intermitente: condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda e pedestres devem aguardar na calçada até o veículo passar.

Não confunda "preferência de passagem" com "prioridade de passagem". Veja a dica abaixo para não errar!

PreferênciaPrioridade

Se a questão da prova do DETRAN estiver falando sobre "preferência", lembre-se das regras de:

  • Rodovias;
  • Rotatórias;
  • Veículos que vêm à direita do condutor.

Se a questão da prova do DETRAN estiver falando sobre "prioridade", lembre-se das regras para:

  • Veículos precedidos de batedores;
  • Veículos prestadores de serviços de utilidade pública;
  • Veículos de socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias.
     

Quais são as normas para passagem e ultrapassagem?

O primeiro passo é entender a diferença entre as duas manobras.

Passagem.png
Passagem
A passagem ocorre quando um veículo avança à frente de outro sem mudar de faixa de trânsito.
Ultrapassagem.png
Ultrapassagem
A ultrapassagem ocorre quando um veículo avança à frente de outro mudando de faixa e retornando à faixa de origem após a manobra.
PassagemUltrapassagem
A passagem ocorre quando um veículo avança à frente de outro sem mudar de faixa de trânsito.A ultrapassagem ocorre quando um veículo avança à frente de outro mudando de faixa e retornando à faixa de origem após a manobra.

Como regra geral, as ultrapassagens devem ser realizadas pelo lado esquerdo da via.

Porém, o CTB prevê uma situação em que é permitido ultrapassar pela direita:

A ultrapassagem deve ser feita sempre pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando a intenção de entrar à esquerda.

Cuidado com a pegadinha! Se na sua prova aparecer uma afirmativa dizendo "...as ultrapassagens devem sempre ser feitas pelo lado esquerdo", você já sabe que essa alternativa é errada.

A tabela abaixo vai nos ajudar a entender os cuidados a serem tomados em uma situação de ultrapassagem, tanto para quem está ultrapassando quanto para quem está sendo ultrapassado.

Ao ultrapassar

Antes de iniciar a ultrapassagem, verificar:

  • Se o condutor que vem atrás já iniciou uma ultrapassagem;
  • Se o condutor da frente sinalizou que também pretende ultrapassar outro veículo;
  • Se a faixa à esquerda (contramão) está livre numa extensão suficiente para que a manobra possa ser executada com segurança.

Para realizar a ultrapassagem:

  • Sinalizar com antecedência, acionando a luz indicadora de direção (seta) ou por gesto de braço.
Ao ser ultrapassado

Ao ser ultrapassado, o condutor deve:

  • Se estiver circulando na faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita (sem acelerar a marcha);
  • Se estiver circulando em outra faixa, manter-se nela (sem acelerar a marcha).

Uma dúvida muito comum é: quando é proibido ultrapassar?

Proibido ultrapassar - AprovaDETRAN
Atenção!
As regras de proibição de ultrapassagem caem com frequência na prova do DETRAN.

Essa pergunta é muito importante, pois existem situações específicas onde a ultrapassagem não é permitida. Vamos ver quais são elas.

Vias de mão dupla e pista únicaCruzamentos

É proibido ultrapassar em vias de mão dupla e pista única em duas situações:

  • Nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade;
  • Nas passagens de nível (cruzamento com linha férrea), pontes, viadutos e travessias de pedestres. 
É proibido ultrapassar nas interseções (cruzamentos) ou próximo à elas. 

Outro cuidado muito importante ao ultrapassar é o seguinte:

Para ultrapassar um veículo de transporte coletivo durante o embarque ou desembarque de passageiros, o condutor deverá reduzir a velocidade, ou mesmo parar o veículo, e redobrar a atenção.

Ultrapassando ônibus - AprovaDETRAN
Ultrapassagem de transporte coletivo
Para ultrapassar um veículo de transporte coletivo durante o embarque ou desembarque de passageiros, o condutor deverá reduzir a velocidade, ou mesmo parar o veículo, e redobrar a atenção.

Quais são as normas para conversões?

A conversão é uma manobra de direção que consiste em virar o veículo para a direita ou para a esquerda.

A conversão à direita é a mais simples, pois só tem uma maneira de ser realizada.

Já a conversão à esquerda pode acontecer em três situações:

  • Em via urbana de mão única;
  • Em via urbana de mão dupla;
  • E em rodovia.

Veja como realizar a conversão, à direita ou à esquerda, em cada uma das situações.

Conversão à direita
  • Sinalizar com antecedência por meio de seta ou gesto de braço;
  • Aproximar-se o máximo possível do bordo direito da via;
  • Executar a manobra no menor espaço possível.
Conversão à esquerda (em via de mão única)
  • Sinalizar com antecedência por meio de seta ou gesto de braço;
  • Aproximar-se o máximo possível do bordo esquerdo da via;
  • Fazer a conversão buscando a direita da via para a qual está indo.
Conversão à esquerda (em via de mão dupla)
  • Sinalizar com antecedência por meio de seta ou gesto de braço;
  • Aproximar-se o máximo possível até o eixo central da via, sem atingir a contramão;
  • Fazer a conversão no ponto central do cruzamento.
Conversão à esquerda (em rodovia)
  • Sinalizar com antecedência o deslocamento à direita por meio de seta ou gesto de braço;
  • Deslocar-se à direita e parar no acostamento;
  • Indicar a intenção de virar à esquerda com seta ou gesto de braço;
  • Verificar se o trânsito está livre nos dois sentidos;
  • Fazer a manobra de conversão à esquerda.

Quais são as normas para manobras de retorno?

Manobras de retorno deverão ser realizadas em locais apropriados: trevos, canteiros centrais, rotatórias, praças e viadutos.

Retorno em rodovia - AprovaDETRAN
Manobras de retorno
Manobras de retorno deverão ser realizadas em locais apropriados: trevos, canteiros centrais, rotatórias, praças e viadutos.

Onde não houver local apropriado, o retorno poderá ser feito das seguintes formas:

Nas vias urbanasNas rodovias
Percurso em forma de balão em áreas de cruzamentos de menor movimento, para evitar qualquer risco ou prejuízo ao trânsito e a seus usuários.O condutor deverá seguir as regras para a conversão à esquerda, parando o veículo no acostamento e executando a manobra após verificar que o trânsito está livre nos dois sentidos.

Quais são as normas para o uso das luzes do veículo?

Para dirigir com segurança, é fundamental saber usar as luzes do veículo.

Além de melhorar a visibilidade, elas são um importante recurso para comunicação entre condutores ou entre condutores e outros usuários das vias.

O CTB estabelece normas específicas para:

  • Luz baixa;
  • Luz alta;
  • Troca de luz baixa e alta;
  • Pisca-alerta;
  • Luz de placa;
  • Luzes de posição.
Luzes do painel - AprovaDETRAN
Luzes do veículo
É muito importante saber acionar todas as luzes do veículo. No exame de direção, o examinador pode pedir para você acionar as luzes antes mesmo de iniciar o exame, para assegurar que você conhece todos os comandos de acionamento.

Vamos ver o que o CTB diz em cada caso.

Luz baixa

O condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa:      

  • À noite;        
  • Mesmo durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração.
Luz altaNas vias não iluminadas, o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.
Troca de luz baixa e altaA troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário.
Pisca-alerta

O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

  • Em imobilizações ou situações de emergência;
  • Quando a regulamentação da via assim o determinar.
Luz de placaDurante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa.
Luzes de posiçãoO condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

O CTB também destaca duas informações importantes sobre o uso das luzes:

  • Os veículos de transporte coletivo de passageiros, quando circularem em faixas ou pistas a eles destinadas, e as motocicletas, motonetas e ciclomotores deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e à noite.  
  • Os veículos que não dispuserem de luzes de rodagem diurna deverão manter acesos os faróis nas rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos, mesmo durante o dia.
Daytime running light - AprovaDETRAN
Daytime Running Light (DRL
Daytime Running Light é um sistema de iluminação veicular que acende automaticamente ao ligar o motor do carro, mesmo durante o dia. A função principal das DRLs é aumentar a visibilidade do veículo para outros motoristas e pedestres, reduzindo assim o risco de acidentes.

Quais são as normas para o uso da buzina?

A buzina deve ser utilizada em toques breves e de maneira não sucessiva, e somente em duas situações: 

Situação 1Situação 2
Para fazer advertências necessárias, a fim de evitar acidentes.Fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

Qual é a diferença entre estacionamento e parada?

A principal diferença entre essas duas ações é a seguinte:

Parada - AprovaDETRAN
Parada
Parada é a imobilização do veículo pelo tempo necessário para embarque e desembarque de passageiros.
Estacionamento - AprovaDETRAN
Estacionamento
Estacionamento é a imobilização do veículo por tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros.
ParadaEstacionamento
Parada é a imobilização do veículo pelo tempo necessário para embarque e desembarque de passageiros.Estacionamento é a imobilização do veículo por tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros.

Cuidado com a pegadinha:

Mesmo se o condutor estiver na direção com o veículo ligado, se o tempo de permanência no local for superior ao necessário para o embarque e desembarque de passageiros, ele será considerado um veículo estacionado.

Quais são as normas para estacionamento e parada?

Em algumas situações é proibido estacionar ou parar.

Na tabela abaixo estão as normas que costumam cair na prova do DETRAN sobre proibição de estacionamento e parada:

É proibido estacionar
  • Em frente a rebaixamentos de calçada (isto é, por onde entram e saem veículos de garagens e estacionamentos);
  • Em ponto de ônibus;
  • A mais de 50 cm do meio-fio;
  • Em áreas de estacionamento exclusivo (por exemplo: ambulância e estacionamento para idosos);
  • Nos acostamentos das rodovias.
É proibido parar e estacionar
  • A menos de 5 metros do alinhamento do bordo da via transversal (isto é, da esquina);
  • Sobre pontes, viadutos e túneis;
  • Dentro de áreas de de cruzamento ou interseção;
  • A mais de 50 cm do meio fio;
  • Em áreas de segurança (isto é, em frente a bancos, fóruns e delegacias);
  • Sobre o passeio, praça, ilha ou faixa de pedestres;
  • Sobre ciclovia ou ciclofaixa;
  • Na pista de rolamento de estradas e rodovias;
  • Ao lado de outro veículo;
  • Na contramão de direção.

Tente memorizar o máximo de situações que conseguir. É muito provável que caia uma questão sobre parada e estacionamento na sua prova.

Multas por parada e estacionamento irregular são umas das mais aplicadas. Por isso, é comum caírem com frequência na prova do DETRAN.

Atenção para as seguintes placas de regulamentação, pois elas são presença quase garantida na sua prova:

Estacionamento regulamentado - AprovaDETRAN
Estacionamento regulamentado
Proibido estacionar - AprovaDETRAN
Proibido estacionar
Proibido parar e estacionar - AprovaDETRAN
Proibido parar e estacionar

Pra finalizar, vamos ver um resumo das principais normas de trânsito para operações especiais de estacionamento e parada de veículos:

Embarque e desembarque
  • Passageiros só podem embarcar e desembarcar pelo lado da calçada. Apenas o condutor pode embarcar e desembarcar pelo lado da rua;
  • Condutor e passageiros deverão se certificar de que não há riscos antes de abrir a porta do veículo.
Carga e descarga
  • As operações de carga e descarga são consideradas estacionamento, uma vez que o veículo ficará imobilizado por tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros.
Rodovias
  • Veículos parados ou estacionados devem posicionar-se fora da pista;
  • É permitida a parada para manobras de mudança de direção.
Imobilização de emergência

Quando o veículo ficar imobilizado na via por motivos de força maior, deve-se providenciar a sinalização, conforme regulamentado pelo CONTRAN:

  • Ligar o pisca-alerta do veículo;
  • Colocar o triângulo de segurança (distância mínima de 30 metros);
  • De preferência, reforçar a sinalização com arbustos e galhos.
Veículo de 2 rodas
  • Devem estacionar de forma perpendicular à guia da calçada e junto a ela.

Como as vias de trânsito são classificadas?

As vias terrestres são classificadas em vias urbanas e vias rurais.

Vias urbanasVias rurais

Vias urbanas são aquelas que estão dentro do perímetro urbano, ou seja, nas cidades, junto a áreas edificadas, e onde há concentração de pessoas circulando.

De acordo com o CTB, são vias urbanas:

  • Vias de trânsito rápido;
  • Vias arteriais;
  • Vias coletoras;
  • Vias locais.

Vias rurais estão fora do perímetro urbano, em áreas onde não há concentração de pessoas circulando.

De acordo com o CTB, são vias rurais:

  • Rodovias, que são pavimentadas;
  • Estradas, que não são pavimentadas.
     

A diferença entre rodovia e estrada é essa: rodovias possuem pavimentação e estradas não possuem pavimentação.

Qual é a velocidade máxima nas vias urbanas?

A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

Velocidade máxima vias urbanas - AprovaDETRAN
Velocidades máximas
As velocidades máximas nas vias urbanas caem com muita frequência na prova do DETRAN. Decore esses valores para garantir esse ponto!

Pra deixar tudo mais simples, montamos uma tabela que apresenta os tipos de vias urbanas e a velocidade máxima permitida em cada uma delas, quando não houver sinalização regulamentar.

Tipo de viaVelocidade máximaCaracterísticas
Vias de trânsito rápido

80 km/h

Caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

Geralmente essas vias não possuem semáforo e cruzamentos.

Vias arteriais

60 km/h

Caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

São as que fazem uma ligação entre um bairro e outro dentro das cidades

Vias coletoras

40 km/h

Destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

São as vias que visam facilitar o deslocamento do trânsito de uma região a outra da cidade, por ligarem diversas vias arteriais e vias de trânsito rápido.

Vias locais

30 km/h

Caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

Geralmente utilizadas por veículos dos moradores de uma área restrita, como um condomínio, por exemplo.

Na prova do DETRAN, perguntas e respostas relacionadas às vias de trânsito rápido em geral vêm acompanhadas pelo termo “acessos especiais”.

Qual é a velocidade máxima nas vias rurais?

As vias rurais se distinguem somente pela existência ou não de pavimentação:

  • As vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias;
  • As vias rurais não pavimentadas são denominadas estradas.
Rodovias - AprovaDETRAN
Rodovias
As vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias.
Estradas - AprovaDETRAN
Estradas
As vias rurais não pavimentadas são denominadas estradas.

A tabela a seguir apresenta os tipos de vias rurais e a velocidade máxima permitida, quando não houver sinalização regulamentar.

Tipo de viaVelocidade máxima
Rodovias

Para automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas:

110 km/h (pista dupla)

100 km/h (pista simples)

Para os demais veículos:

90 km/h (para qualquer rodovia)

Estradas60 km/h

É importante prestar muita atenção nessas 3 informações valiosas:

  • Rodovias são vias rurais;
  • Sinalização regulamentar pode estabelecer velocidades diferentes das mencionadas nas tabelas;
  • A velocidade mínima será a metade da velocidade máxima permitida.

A velocidade mínima será a metade da velocidade máxima permitida. Essa costuma cair com frequência na prova do DETRAN, fique atento!

 

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