- Simulado DETRAN (prova 2024)
- As questões que mais caem
- Pegadinhas e macetes
- Matéria completa + resumos
- Manobras do exame (passo a passo)
Quais são os principais deveres dos usuários das vias?
Conhecer os principais deveres dos usuários das vias é importante para a sua segurança e de todos que utilizam o trânsito com você.
São eles:
- Abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais;
- Abster-se de todo ato que possa causar danos a propriedades públicas ou privadas;
- Abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias ou nela criando qualquer outro obstáculo;
- Verificar a existência e o correto funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, antes de colocar o veículo em circulação;
- Assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino;
- Ter domínio sobre o seu veículo, a todo o momento, dirigindo-o com atenção e com os cuidados indispensáveis à segurança.
Quais são as normas para veículos motorizados?
Normas de Circulação e Conduta é uma das matérias mais importantes do curso teórico. Para dominá-la com segurança, é fundamental entender alguns conceitos básicos.
São eles:
- Mão de direção;
- Distância de segurança;
- Faixas de trânsito (direita, esquerda ou centro);
- Trânsito em calçadas e passeios;
- E hierarquia de responsabilidades.
Mão de direção
Sobre a mão de direção, o CTB diz em seu artigo 29 que:
A circulação de veículos será feita pelo lado direito da via, admitindo-se exceções devidamente sinalizadas.
Um exemplo de exceção são as ultrapassagens, quando é permitido transitar pela esquerda, mas desde que apenas pelo tempo necessário e respeitada a preferência do veículo que transita em sentido contrário.
É importante lembrar que, se na sua prova perguntar:
O trânsito deve ser realizado sempre pelo lado direito? A resposta será: Não.
Distância de segurança
Esse conceito estabelece que o condutor deve manter uma distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, assim como em relação ao bordo da pista.
Distância lateral | Distância frontal | Distância em relação ao bordo da pista |
---|---|---|
1,5m
|
2 segundos
|
Inferior a 50cm
|
A distância lateral deve ser de 1,5m, enquanto a distância frontal é contada por tempo e deve ser de 2 segundos. Já a distância em relação ao bordo da pista deve ser inferior a 50 centímetros.
Faixas de trânsito
Um outro conceito fundamental são as faixas de trânsito. Elas são divididas em três tipos:
Faixa da direita | Destinada aos veículos mais lentos e de maior porte. |
---|---|
Faixa da esquerda | Destinada aos veículos em ultrapassagem e aqueles em maior velocidade. |
Faixa do centro | Destinada aos veículos em velocidade intermediária. |
Trânsito em calçadas e passeios
Também existe o trânsito de veículos sobre calçadas e passeios, que só poderá ocorrer para entrar ou sair de garagens e áreas especiais de estacionamento.
Grave isso:
O trânsito de veículos sobre calçadas e passeios só poderá ocorrer para entrar ou sair de garagens e áreas especiais de estacionamento.
Hierarquia de responsabilidades
Por fim, temos a hierarquia de responsabilidades, que funciona assim:
- Os veículos de maior porte são responsáveis pelos de menor porte.
- Os veículos motorizados são responsáveis pelos não motorizados.
- E todos os veículos juntos são responsáveis pela segurança dos pedestres.
Quais são as normas para transporte de passageiros?
O CTB estabelece que é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.
Sobre essas exceções, um exemplo seria:
Veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos onde seja permitido viajar em pé.
O transporte de crianças em veículos motorizados apresenta normas específicas.
Veja só:
Menores de 10 anos |
|
---|---|
Recém-nascidos até 1 ano | Devem ser transportadas no bebê conforto, afixado em sentido oposto aos demais passageiros (ou seja, de costas para o painel do carro). |
De 1 a 4 anos | Devem ser transportadas na cadeirinha, fixada no mesmo sentido dos demais ocupantes do veículo. |
De 4 a 7 ½ anos (sete anos e meio) | Devem ser transportadas no assento de elevação, de forma a evitar que o cinto de segurança diagonal passe pelo pescoço da criança. |
De 7 ½ (sete anos e meio) a 10 anos | Devem ser transportadas no banco traseiro, com o cinto de segurança apenas. |
Quais são os veículos que têm preferência no trânsito?
Na prova do DETRAN é muito comum caírem questões sobre preferência de passagem. Então, preste muita atenção.
Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:
Rodovias | Rotatórias | Demais casos |
---|---|---|
Nas rodovias, aquele que estiver circulando por ela. | Nas rotatórias, também aquele que estiver circulando por ela. | Nos demais casos, terá preferência o veículo que vier pela direita do condutor. |
É importante destacar que há uma exceção para a norma geral de preferência de passagem:
Veículos que se deslocam sobre trilhos têm sempre a preferência em relação aos demais.
Quais são os veículos que têm prioridade no trânsito?
O termo "prioridade" aplica-se a veículos em efetiva prestação de serviço de urgência que necessitam de prerrogativas que lhes garantam a passagem prioritária sobre outros veículos, independentemente das regras de preferência.
Por exemplo: uma ambulância que precisa chegar rápido a um local de acidente.
Existem 2 tipos de prioridade de passagem que se aplicam a veículos em situações especiais.
Livre passagem | Têm livre circulação, respeitados os devidos cuidados de segurança e as demais normas do CTB. |
---|---|
Livre parada e estacionamento | Podem parar e estacionar mesmo em locais proibidos somente durante a prestação de serviço ou de socorro, e de maneira a não colocar em risco os demais usuários. |
Essa tabela vai nos ajudar a entender que veículos em situações especiais têm direito à livre passagem e à livre parada e estacionamento:
Tipo de veículo | Prioridade |
---|---|
Veículos precedidos de batedores Exemplo: veículo do Presidente da República. |
|
Veículos prestadores de serviços de utilidade pública Exemplo: veículo realizando manutenção na rede hidráulica da rua.
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Veículos de socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias Exemplo: veículo dos bombeiros. |
|
Para dar a prioridade de passagem a veículos com sirene acionada e luz vermelha intermitente: condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda e pedestres devem aguardar na calçada até o veículo passar.
Não confunda "preferência de passagem" com "prioridade de passagem". Veja a dica abaixo para não errar!
Preferência | Prioridade |
---|---|
Se a questão da prova do DETRAN estiver falando sobre "preferência", lembre-se das regras de:
| Se a questão da prova do DETRAN estiver falando sobre "prioridade", lembre-se das regras para:
|
Quais são as normas para passagem e ultrapassagem?
O primeiro passo é entender a diferença entre as duas manobras.
Passagem | Ultrapassagem |
---|---|
A passagem ocorre quando um veículo avança à frente de outro sem mudar de faixa de trânsito. | A ultrapassagem ocorre quando um veículo avança à frente de outro mudando de faixa e retornando à faixa de origem após a manobra. |
Como regra geral, as ultrapassagens devem ser realizadas pelo lado esquerdo da via.
Porém, o CTB prevê uma situação em que é permitido ultrapassar pela direita:
A ultrapassagem deve ser feita sempre pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando a intenção de entrar à esquerda.
Cuidado com a pegadinha! Se na sua prova aparecer uma afirmativa dizendo "...as ultrapassagens devem sempre ser feitas pelo lado esquerdo", você já sabe que essa alternativa é errada.
A tabela abaixo vai nos ajudar a entender os cuidados a serem tomados em uma situação de ultrapassagem, tanto para quem está ultrapassando quanto para quem está sendo ultrapassado.
Ao ultrapassar | Antes de iniciar a ultrapassagem, verificar:
Para realizar a ultrapassagem:
|
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Ao ser ultrapassado | Ao ser ultrapassado, o condutor deve:
|
Uma dúvida muito comum é: quando é proibido ultrapassar?
Essa pergunta é muito importante, pois existem situações específicas onde a ultrapassagem não é permitida. Vamos ver quais são elas.
Vias de mão dupla e pista única | Cruzamentos |
---|---|
É proibido ultrapassar em vias de mão dupla e pista única em duas situações:
| É proibido ultrapassar nas interseções (cruzamentos) ou próximo à elas. |
Outro cuidado muito importante ao ultrapassar é o seguinte:
Para ultrapassar um veículo de transporte coletivo durante o embarque ou desembarque de passageiros, o condutor deverá reduzir a velocidade, ou mesmo parar o veículo, e redobrar a atenção.
Quais são as normas para conversões?
A conversão é uma manobra de direção que consiste em virar o veículo para a direita ou para a esquerda.
A conversão à direita é a mais simples, pois só tem uma maneira de ser realizada.
Já a conversão à esquerda pode acontecer em três situações:
- Em via urbana de mão única;
- Em via urbana de mão dupla;
- E em rodovia.
Veja como realizar a conversão, à direita ou à esquerda, em cada uma das situações.
Conversão à direita |
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Conversão à esquerda (em via de mão única) |
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Conversão à esquerda (em via de mão dupla) |
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Conversão à esquerda (em rodovia) |
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Quais são as normas para manobras de retorno?
Manobras de retorno deverão ser realizadas em locais apropriados: trevos, canteiros centrais, rotatórias, praças e viadutos.
Onde não houver local apropriado, o retorno poderá ser feito das seguintes formas:
Nas vias urbanas | Nas rodovias |
---|---|
Percurso em forma de balão em áreas de cruzamentos de menor movimento, para evitar qualquer risco ou prejuízo ao trânsito e a seus usuários. | O condutor deverá seguir as regras para a conversão à esquerda, parando o veículo no acostamento e executando a manobra após verificar que o trânsito está livre nos dois sentidos. |
Quais são as normas para o uso das luzes do veículo?
Para dirigir com segurança, é fundamental saber usar as luzes do veículo.
Além de melhorar a visibilidade, elas são um importante recurso para comunicação entre condutores ou entre condutores e outros usuários das vias.
O CTB estabelece normas específicas para:
- Luz baixa;
- Luz alta;
- Troca de luz baixa e alta;
- Pisca-alerta;
- Luz de placa;
- Luzes de posição.
Vamos ver o que o CTB diz em cada caso.
Luz baixa | O condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa:
|
---|---|
Luz alta | Nas vias não iluminadas, o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo. |
Troca de luz baixa e alta | A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário. |
Pisca-alerta | O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:
|
Luz de placa | Durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa. |
Luzes de posição | O condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias. |
O CTB também destaca duas informações importantes sobre o uso das luzes:
- Os veículos de transporte coletivo de passageiros, quando circularem em faixas ou pistas a eles destinadas, e as motocicletas, motonetas e ciclomotores deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e à noite.
- Os veículos que não dispuserem de luzes de rodagem diurna deverão manter acesos os faróis nas rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos, mesmo durante o dia.
Quais são as normas para o uso da buzina?
A buzina deve ser utilizada em toques breves e de maneira não sucessiva, e somente em duas situações:
Situação 1 | Situação 2 |
---|---|
Para fazer advertências necessárias, a fim de evitar acidentes. | Fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo. |
Qual é a diferença entre estacionamento e parada?
A principal diferença entre essas duas ações é a seguinte:
Parada | Estacionamento |
---|---|
Parada é a imobilização do veículo pelo tempo necessário para embarque e desembarque de passageiros. | Estacionamento é a imobilização do veículo por tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros. |
Cuidado com a pegadinha:
Mesmo se o condutor estiver na direção com o veículo ligado, se o tempo de permanência no local for superior ao necessário para o embarque e desembarque de passageiros, ele será considerado um veículo estacionado.
Quais são as normas para estacionamento e parada?
Em algumas situações é proibido estacionar ou parar.
Na tabela abaixo estão as normas que costumam cair na prova do DETRAN sobre proibição de estacionamento e parada:
É proibido estacionar |
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É proibido parar e estacionar |
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Tente memorizar o máximo de situações que conseguir. É muito provável que caia uma questão sobre parada e estacionamento na sua prova.
Multas por parada e estacionamento irregular são umas das mais aplicadas. Por isso, é comum caírem com frequência na prova do DETRAN.
Atenção para as seguintes placas de regulamentação, pois elas são presença quase garantida na sua prova:
Pra finalizar, vamos ver um resumo das principais normas de trânsito para operações especiais de estacionamento e parada de veículos:
Embarque e desembarque |
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Carga e descarga |
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Rodovias |
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Imobilização de emergência | Quando o veículo ficar imobilizado na via por motivos de força maior, deve-se providenciar a sinalização, conforme regulamentado pelo CONTRAN:
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Veículo de 2 rodas |
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Como as vias de trânsito são classificadas?
As vias terrestres são classificadas em vias urbanas e vias rurais.
Vias urbanas | Vias rurais |
---|---|
Vias urbanas são aquelas que estão dentro do perímetro urbano, ou seja, nas cidades, junto a áreas edificadas, e onde há concentração de pessoas circulando. De acordo com o CTB, são vias urbanas:
| Vias rurais estão fora do perímetro urbano, em áreas onde não há concentração de pessoas circulando. De acordo com o CTB, são vias rurais:
|
A diferença entre rodovia e estrada é essa: rodovias possuem pavimentação e estradas não possuem pavimentação.
Qual é a velocidade máxima nas vias urbanas?
A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.
Pra deixar tudo mais simples, montamos uma tabela que apresenta os tipos de vias urbanas e a velocidade máxima permitida em cada uma delas, quando não houver sinalização regulamentar.
Tipo de via | Velocidade máxima | Características |
---|---|---|
Vias de trânsito rápido | 80 km/h | Caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. Geralmente essas vias não possuem semáforo e cruzamentos. |
Vias arteriais | 60 km/h | Caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. São as que fazem uma ligação entre um bairro e outro dentro das cidades. |
Vias coletoras | 40 km/h | Destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. São as vias que visam facilitar o deslocamento do trânsito de uma região a outra da cidade, por ligarem diversas vias arteriais e vias de trânsito rápido. |
Vias locais | 30 km/h | Caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas. Geralmente utilizadas por veículos dos moradores de uma área restrita, como um condomínio, por exemplo. |
Na prova do DETRAN, perguntas e respostas relacionadas às vias de trânsito rápido em geral vêm acompanhadas pelo termo “acessos especiais”.
Qual é a velocidade máxima nas vias rurais?
As vias rurais se distinguem somente pela existência ou não de pavimentação:
- As vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias;
- As vias rurais não pavimentadas são denominadas estradas.
A tabela a seguir apresenta os tipos de vias rurais e a velocidade máxima permitida, quando não houver sinalização regulamentar.
Tipo de via | Velocidade máxima |
---|---|
Rodovias | Para automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas: 110 km/h (pista dupla) 100 km/h (pista simples) Para os demais veículos: 90 km/h (para qualquer rodovia) |
Estradas | 60 km/h |
É importante prestar muita atenção nessas 3 informações valiosas:
- Rodovias são vias rurais;
- Sinalização regulamentar pode estabelecer velocidades diferentes das mencionadas nas tabelas;
- A velocidade mínima será a metade da velocidade máxima permitida.
A velocidade mínima será a metade da velocidade máxima permitida. Essa costuma cair com frequência na prova do DETRAN, fique atento!