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Uso das marchas

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Uso das marchas
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Como usar a alavanca de câmbio para passar cada marcha?Ponto morto (ou ponto neutro)1ª marcha2ª marcha3ª marcha4ª marcha5ª marchaMarcha à réComo saber a hora certa de aumentar ou reduzir a marcha?Como passar a marcha em subidas?Como passar a marcha em descidas?
No exame de direção, você terá que realizar várias passagens de marcha: em terrenos planos, subidas e descidas. Muitos candidatos são eliminados por falhas simples, como não usar a marcha correta para fazer uma curva, não usar a marcha correta para passar em um quebra-molas, desconhecer o segredo do conta-giros ou não saber a hora certa de aumentar ou reduzir a marcha (inclusive em subidas e descidas). Neste post, você vai descobrir os principais erros que podem te eliminar e os macetes para não perder nenhum ponto. Vamos abordar as pegadinhas que os examinadores costumam explorar e como evitá-las.

Como usar a alavanca de câmbio para passar cada marcha?

O posicionamento das marchas de 1ª a 5ª é padronizado em todos os automóveis. Já a ré pode variar conforme a montadora e o modelo do veículo.

Primeiro, vamos entender a estrutura básica, da 1ª a 5ª marcha.

Na alavanca do câmbio há um desenho indicando o posicionamento para engatar cada uma delas:

Uso das marchas - Alavanca do câmbio
Posicionamento das marchas
O posicionamento das marchas de 1ª a 5ª é padronizado em todos os automóveis. Já a ré pode variar conforme a montadora e o modelo do veículo.

Duas regras muito importantes sobre o uso do pedal da embreagem na hora de passar as marchas:

Controle de embragem - Embreagem - AprovaDETRAN.png
Embreagem
Este é o pedal da embreagem. Primeira regra: antes de passar cada marcha você precisa pressioná-lo com o pé esquerdo até o final. Segunda regra: Para pisar na embreagem, você precisa tirar o pé do acelerador. Você não pode estar com o pé na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo.
  • Para engatar qualquer marcha, você precisa pisar com o pé esquerdo no pedal da embreagem até o final;
  • Para pisar na embreagem, você precisa tirar o pé do acelerador. Você não pode estar com o pé na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo.

Vamos passar cada uma das marchas pra você ver como funciona. 

Na prática fica mais fácil!

Ponto morto (ou ponto neutro)

O ponto morto (também conhecido como ponto neutro) é quando o carro não está engatado. Ele fica entre a 3ª e 4ª marcha.

Uso das marchas - Ponto morto
Ponto morto
O ponto morto (também conhecido como ponto neutro) é quando o carro não está engatado. Ele fica entre a 3ª e 4ª marcha.
Como acionarQuando acionar
O ponto morto (que é quando o carro não está engatado) fica entre a 3ª e 4ª marcha.Para ligar o veículo e em paradas longas.

1ª marcha

A 1ª marcha é a mais forte e a que dá menos velocidade. Você vai usá-la em ladeiras íngremes ou para sair com o veículo.

Uso das marchas - Primeira marcha
1ª marcha
A 1ª marcha é a mais forte e a que dá menos velocidade. Você vai usá-la em ladeiras íngremes ou para sair com o veículo.
Como acionarQuando acionar
A partir do ponto morto, desloque a alavanca para a esquerda e empurre para frente.Velocidades de até 20km/h.
 

2ª marcha

A 2ª marcha é considerada forte e indicada para subidas e descidas com inclinação média e intensa. Você também pode usá-la em conversões e quebra-molas.

Uso das marchas - Segunda marcha - AprovaDETRAN.png
2ª marcha
A 2ª marcha é considerada forte e indicada para subidas e descidas com inclinação média e intensa. Você também pode usá-la em conversões e quebra-molas.
Como acionarQuando acionar
A partir do ponto morto, desloque a alavanca para a esquerda e puxe para trás.Velocidades entre 20 km/h e 40 km/h.
 

3ª marcha

A 3ª marcha é uma marcha intermediária, bastante usada em perímetros urbanos e para subidas leves.

Uso das marchas - Terceira marcha - AprovaDETRAN.png
3ª marcha
A 3ª marcha é uma marcha intermediária, bastante usada em perímetros urbanos e para subidas leves.
Como acionarQuando acionar
A partir do ponto morto, empurre para frente.Velocidades entre 40 km/h e 60 km/h.
 

4ª marcha

A 4ª marcha é recomendada para velocidades mais altas e tem pouca força, por isso não aguenta subidas.

Uso das marchas - Quarta marcha
4ª marcha
A 4ª marcha é recomendada para velocidades mais altas e tem pouca força, por isso não aguenta subidas.
Como acionarQuando acionar
A partir do ponto morto, puxe para trás.Velocidades entre 60 km/h e 80 km/h.
 

5ª marcha

A 5ª marcha é usada para velocidades ainda mais altas, por exemplo, em rodovias.

Uso das marchas - Quinta marcha
5ª marcha
A 5ª marcha é usada para velocidades ainda mais altas, por exemplo, em rodovias.
Como acionarQuando acionar
A partir do ponto morto, desloque a alavanca para a direita e empurre para frente.Velocidades acima de 80 km/h.
 

Marcha à ré

Para engatar a ré, em qualquer modelo de carro, será preciso acionar um dispositivo na alavanca. Esse recurso ajuda o motorista a não engatá-la por engano.

Uso das marchas - Marcha à ré
Marcha à ré
Em alguns veículos, essa marcha fica na parte superior do câmbio, em outros, na parte inferior. 
Como acionarQuando acionar
Independentemente do modelo do carro, será fácil identificar o movimento a ser feito pelo R de ré.Para dar ré no veículo.

Como saber a hora certa de aumentar ou reduzir a marcha?

Com a prática, você vai perceber pelo barulho do motor e pela força do carro qual é o momento de aumentar ou reduzir a marcha.

Mas como você ainda está desenvolvendo a prática, aqui vão algumas dicas para te ajudar a identificar o momento certo.

Aumentar a marcha

Se o barulho ficar mais forte e você sentir que o carro não está mais respondendo à pressão da sua pisada no acelerador, aumente a marcha.

Se o conta-giros estiver acima do 3, é hora de aumentar a marcha.

Diminuir a marcha

Se o motor perder a força, trepidar e a velocidade do carro começar a cair, isso é sinal de que o carro precisa de mais potência. Então, diminua a marcha.

Se o conta-giros estiver abaixo do 2, é hora de reduzir a marcha.

Fique de olho no conta-giros, no painel do veículo. 

Ele deve estar entre o 2 e o 3, ou entre o 20 e o 30, dependendo do modelo do painel.

Se estiver abaixo do 2, é hora de reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, é hora de aumentar a marcha.

Uso das marchas - Conta-giros
Conta-giros
Fique de olho no conta-giros, no painel do veículo. Se estiver abaixo do 2, é hora de reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, é hora de aumentar a marcha.

Por falar em reduzir marcha, essa é uma das dúvidas mais frequentes de quem está se preparando para o exame de direção: 

Posso pular alguma marcha? A resposta é: Não! O correto é passar por todas as marchas respeitando a ordem do câmbio, de acordo com a necessidade do veículo. 

Exemplo: se estiver na 4ª e precisar voltar para a 2ª, passe para a 3ª e depois para a 2ª marcha.

Fique ligado! Na prova prática, o examinador vai observar se você está fazendo a transição de marchas corretamente.

Como passar a marcha em subidas?

Você é do time que tem medo de não conseguir trocar a marcha no morro? É hoje que a gente vai vencer esse medo!

Nas subidas, a regra principal é reduzir a marcha. Para saber o momento certo, fique atento à força do carro. Se ele começar a trepidar e tiver parado de responder à sua aceleração, chegou a hora de reduzir a marcha.

Arrancada na subida 7 - AprovaDETRAN.png
Em subidas
Nas subidas, a regra principal é reduzir a marcha. Para saber o momento certo, fique atento à força do carro. Se ele começar a trepidar e tiver parado de responder à sua aceleração, chegou a hora de reduzir a marcha.

Como passar a marcha em descidas?

Nas descidas, a regra principal colocar a mesma marcha que você usaria se estivesse subindo um morro. E como você já sabe: isso vai depender da inclinação do morro. Por exemplo:

  • Se for uma descida muito íngreme, a 1ª marcha é a mais adequada;
  • Se for uma descida com leve inclinação, a 2ª marcha já é suficiente para descer com segurança.
Uso das marchas - Passando a marcha em descidas
Em descidas
Nas descidas, a regra principal colocar a mesma marcha que você usaria se estivesse subindo um morro. 

Não desça com o carro desengrenado, ou seja, em ponto morto. Essa prática é arriscada, pois se o sistema de freios falhar você não vai conseguir parar. 

 

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