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Como usar a alavanca de câmbio para passar cada marcha?
O posicionamento das marchas de 1ª a 5ª é padronizado em todos os automóveis. Já a ré pode variar conforme a montadora e o modelo do veículo.
Primeiro, vamos entender a estrutura básica, da 1ª a 5ª marcha.
Na alavanca do câmbio há um desenho indicando o posicionamento para engatar cada uma delas:
Duas regras muito importantes sobre o uso do pedal da embreagem na hora de passar as marchas:
- Para engatar qualquer marcha, você precisa pisar com o pé esquerdo no pedal da embreagem até o final;
- Para pisar na embreagem, você precisa tirar o pé do acelerador. Você não pode estar com o pé na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo.
Vamos passar cada uma das marchas pra você ver como funciona.
Na prática fica mais fácil!
Ponto morto (ou ponto neutro)
O ponto morto (também conhecido como ponto neutro) é quando o carro não está engatado. Ele fica entre a 3ª e 4ª marcha.
Como acionar | Quando acionar |
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O ponto morto (que é quando o carro não está engatado) fica entre a 3ª e 4ª marcha. | Para ligar o veículo e em paradas longas. |
1ª marcha
A 1ª marcha é a mais forte e a que dá menos velocidade. Você vai usá-la em ladeiras íngremes ou para sair com o veículo.
Como acionar | Quando acionar |
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A partir do ponto morto, desloque a alavanca para a esquerda e empurre para frente. | Velocidades de até 20km/h. |
2ª marcha
A 2ª marcha é considerada forte e indicada para subidas e descidas com inclinação média e intensa. Você também pode usá-la em conversões e quebra-molas.
Como acionar | Quando acionar |
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A partir do ponto morto, desloque a alavanca para a esquerda e puxe para trás. | Velocidades entre 20 km/h e 40 km/h. |
3ª marcha
A 3ª marcha é uma marcha intermediária, bastante usada em perímetros urbanos e para subidas leves.
Como acionar | Quando acionar |
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A partir do ponto morto, empurre para frente. | Velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. |
4ª marcha
A 4ª marcha é recomendada para velocidades mais altas e tem pouca força, por isso não aguenta subidas.
Como acionar | Quando acionar |
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A partir do ponto morto, puxe para trás. | Velocidades entre 60 km/h e 80 km/h. |
5ª marcha
A 5ª marcha é usada para velocidades ainda mais altas, por exemplo, em rodovias.
Como acionar | Quando acionar |
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A partir do ponto morto, desloque a alavanca para a direita e empurre para frente. | Velocidades acima de 80 km/h. |
Marcha à ré
Para engatar a ré, em qualquer modelo de carro, será preciso acionar um dispositivo na alavanca. Esse recurso ajuda o motorista a não engatá-la por engano.
Como acionar | Quando acionar |
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Independentemente do modelo do carro, será fácil identificar o movimento a ser feito pelo R de ré. | Para dar ré no veículo. |
Como saber a hora certa de aumentar ou reduzir a marcha?
Com a prática, você vai perceber pelo barulho do motor e pela força do carro qual é o momento de aumentar ou reduzir a marcha.
Mas como você ainda está desenvolvendo a prática, aqui vão algumas dicas para te ajudar a identificar o momento certo.
Aumentar a marcha | Se o barulho ficar mais forte e você sentir que o carro não está mais respondendo à pressão da sua pisada no acelerador, aumente a marcha. Se o conta-giros estiver acima do 3, é hora de aumentar a marcha. |
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Diminuir a marcha | Se o motor perder a força, trepidar e a velocidade do carro começar a cair, isso é sinal de que o carro precisa de mais potência. Então, diminua a marcha. Se o conta-giros estiver abaixo do 2, é hora de reduzir a marcha. |
Fique de olho no conta-giros, no painel do veículo.
Ele deve estar entre o 2 e o 3, ou entre o 20 e o 30, dependendo do modelo do painel.
Se estiver abaixo do 2, é hora de reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, é hora de aumentar a marcha.
Por falar em reduzir marcha, essa é uma das dúvidas mais frequentes de quem está se preparando para o exame de direção:
Posso pular alguma marcha? A resposta é: Não! O correto é passar por todas as marchas respeitando a ordem do câmbio, de acordo com a necessidade do veículo.
Exemplo: se estiver na 4ª e precisar voltar para a 2ª, passe para a 3ª e depois para a 2ª marcha.
Fique ligado! Na prova prática, o examinador vai observar se você está fazendo a transição de marchas corretamente.
Como passar a marcha em subidas?
Você é do time que tem medo de não conseguir trocar a marcha no morro? É hoje que a gente vai vencer esse medo!
Nas subidas, a regra principal é reduzir a marcha. Para saber o momento certo, fique atento à força do carro. Se ele começar a trepidar e tiver parado de responder à sua aceleração, chegou a hora de reduzir a marcha.
Como passar a marcha em descidas?
Nas descidas, a regra principal colocar a mesma marcha que você usaria se estivesse subindo um morro. E como você já sabe: isso vai depender da inclinação do morro. Por exemplo:
- Se for uma descida muito íngreme, a 1ª marcha é a mais adequada;
- Se for uma descida com leve inclinação, a 2ª marcha já é suficiente para descer com segurança.
Não desça com o carro desengrenado, ou seja, em ponto morto. Essa prática é arriscada, pois se o sistema de freios falhar você não vai conseguir parar.