- Simulado DETRAN (prova 2024)
- As questões que mais caem
- Pegadinhas e macetes
- Matéria completa + resumos
- Manobras do exame (passo a passo)
Devo usar o freio ou a embreagem primeiro na hora de parar o veículo?
É hora de aprender a parar o veículo corretamente.
E para isso, vamos começar desvendando esse mistério:
Na hora de parar o veículo, qual pedal você deve usar primeiro: freio ou embreagem?
Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se você pisar no freio primeiro. Mas isso não é verdade!
Na planilha do examinador do DETRAN, esse erro (pisar primeiro na embreagem) está inclusive listado como uma falta média.
Pisar na embreagem antes de pisar no freio na hora de parar o veículo é errado e conta como falta no exame de direção (perde 2 pontos).
Como parar o carro corretamente (sem deixar o veículo morrer)?
Agora que você já sabe que o carro não vai morrer se você pisar no freio primeiro, vamos em frente.
Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, ou seja, sem deixar o carro morrer, siga o passo a passo abaixo:
Revisão do passo a passo em tabela:
Passo 1 | Pise primeiro no freio, bem de leve, para o veículo ir perdendo velocidade. |
---|---|
Passo 2 | Enquanto o carro for desacelerando, pise na embreagem. |
Passo 3 | Com o pé fundo na embreagem, finalize a imobilização do veículo com o freio. |
Pronto! Você parou o carro do jeito certo, sem deixar morrer e sem perder pontos no exame de direção.
Quais são as dicas de ouro para o dia da prova prática?
Na hora de parar o carro no exame de direção, lembre-se sempre dessas dicas:
- Na hora de parar o carro, pise primeiro no freio;
- Pise no freio com cuidado, sem apertar o pedal de forma brusca;
- Mantenha o pé no apoiador quando não estiver usando a embreagem (não fique descansando o pé no pedal da embreagem);
- Aperte a embreagem até o fundo quando for usá-la;
- Na hora de finalizar com o freio, cuidado para não dar um tranco no carro.
Parecem erros bobos, mas não são. Cada um deles está listado na planilha do examinador como faltas que podem custar pontos valiosos no exame de direção.