- Simulado DETRAN (prova 2024)
- As questões que mais caem
- Pegadinhas e macetes
- Matéria completa + resumos
- Manobras do exame (passo a passo)
Como estacionar em uma vaga de 90 graus?
Estacionar em uma vaga de 90 graus nada mais é do que deixar o carro em um ângulo reto com o meio-fio.
Essa manobra também é conhecida como:
- Baliza em shopping;
- Baliza em garagem;
- Estacionamento perpendicular.
Como se preparar para a manobra (de frente ou de ré)?
O primeiro passo é avaliar visualmente o espaço que você tem para realizar a manobra.
Em seguida, você vai precisar decidir se vai estacionar de frente ou de ré.
É sempre uma polêmica:
- Se você for estacionar de frente, é mais fácil entrar na vaga;
- Se você for estacionar de ré, é mais fácil sair da vaga.
Com o tempo você vai descobrir o que é mais confortável para você.
De qualquer forma, nossa dica é que você domine as duas formas de estacionar, para que tenha poder de escolha dependendo da situação.
Como entrar na vaga de frente?
Primeiro vamos entender como estacionar de frente.
Vamos ao passo a passo:
Revisão do passo a passo em tabela:
Passo 1 | Para se preparar para a manobra, pare o carro na faixa que está no lado oposto da vaga. |
---|---|
Passo 2 | Em seguida, ligue a seta. |
Passo 3 | Engate a 1ª marcha. |
Passo 4 | Comece a movimentar o carro ao mesmo tempo que vira o volante para o lado da vaga. |
Passo 5 | O tanto que você vai virar o volante vai depender da distância entre o seu carro e a vaga e do tamanho da área de manobra. |
Passo 6 | Faça essa avaliação visualmente com bastante atenção. |
Passo 7 | Vá colocando o carro nos limites demarcados aos poucos. |
Passo 8 | Vá colocando o carro nos limites demarcados, aos poucos. Confira sempre nos retrovisores laterais a distância dos outros carros e o limite da vaga. |
Passo 9 | Fique atento para alinhar as rodas na hora de encaixar o veículo dentro da vaga. |
Passo 10 | Antes de desligar o carro, confira se o volante está alinhado para que as rodas fiquem retas. |
Como entrar na vaga de ré?
Para estacionar de ré na vaga de 90 graus, é preciso ter um pouco mais de habilidade. Mas nada que você não tire de letra.
Vamos ao passo a passo:
Revisão do passo a passo em tabela:
Passo 1 | Você precisa se posicionar no meio da via de circulação e das setas que indicam as mãos de direção. |
---|---|
Passo 2 | Em seguida, ligue a seta. |
Passo 3 | Engate a marcha à ré. |
Passo 4 | Comece a movimentar o veículo ao mesmo tempo que vira o volante para o lado da vaga. |
Passo 5 | Para estacionar de ré, também é importante avaliar aquelas duas coisas: a distância entre o seu carro e a vaga e o tamanho da área de manobra. |
Passo 6 | É isso que determina o tanto que será necessário virar o volante. Faça essa avaliação visualmente com bastante atenção. |
Passo 7 | Vá colocando o carro nos limites demarcados, sem pressa. |
Passo 8 | Confira sempre nos retrovisores laterais a distância dos outros carros e o limite da vaga demarcado no chão. |
Passo 9 | Acerte a direção aos poucos, alinhando as rodas para que fiquem retas. |
Passo 10 | Entre devagar na vaga, movimentando a cabeça para conferir sua posição. |
Passo 11 | Lembre-se de deixar as rodas alinhadas. |
Passo 12 | Pronto! Você estacionou de ré em uma vaga de 90 graus com sucesso. |
Viu que não tem mistério? Agora você sabe como estacionar de frente e de ré na vaga de 90 graus.
Como sair da vaga (de frente ou de ré)?
Sair da vaga costuma ser mais fácil que entrar.
Lembre-se do que já falamos:
- Se você estacionou de ré, você vai sair de frente;
- Se estacionou de frente, você vai sair de ré.
Os dois casos são manobras simples, com pequenos ajustes.
Revisão do passo a passo em tabela:
Passo 1 | Para sair de frente, coloque a 1ª marcha. |
---|---|
Passo 2 | Saia com o carro em linha reta. |
Passo 3 | Quando os retrovisores saírem da vaga, você já pode virar o volante para o lado que deseja e tirar o carro da vaga. |
Para sair de ré o procedimento é o mesmo. Porém, ao invés de engatar a 1ª marcha, você vai engatar a ré.