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Conversão à direita

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Conversão à direita
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Como fazer conversões à direita corretamente?Qual é o passo a passo para fazer uma conversão à direita?Qual é a hora certa de virar o volante?Quais são as dicas de ouro para o dia da prova prática?
No exame de direção, você terá que realizar várias conversões à direita. Muitos candidatos são eliminados por falhas simples, como não dar seta no momento certo, demorar demais para virar o volante, entrar na contramão ou esbarrar a roda de trás no meio-fio. Neste post, você vai descobrir os principais erros que podem te eliminar e os macetes para não perder nenhum ponto. Vamos abordar as pegadinhas que os examinadores costumam explorar e como evitá-las.

Como fazer conversões à direita corretamente?

Para fazer conversões à direita, seja em um cruzamento ou em uma via, o principal macete é descolar o carro o mais à direita possível. 

Esse cuidado é importante para por dois motivos:

  • Para evitar que você entre na contramão;
  • Para evitar que você esbarre a roda de trás no meio-fio. 
Conversão à direita - Curva mais fechada possível
Atenção!
Para fazer conversões à direita o principal macete é descolar o carro o mais à direita possível. 

E lembre-se: usar a seta precisa ser um hábito! Pratique desde a primeira aula e sinalize qualquer mudança de faixa ou direção.

Não usar a seta é uma das maiores causas de reprovação no exame.

Qual é o passo a passo para fazer uma conversão à direita?

Como você já sabe, o principal macete da conversão à direita é descolar o carro o mais à direita possível. 

Vamos ver o passo a passo de como fazer esse deslocamento na medida certa:

Conversão à direita - Dando seta para a direita
Passo 1
O primeiro passo é sinalizar com a seta para a direita.
Conversão à direita - Engatando 1 ou 2 marcha
Passo 2
Depois, reduza a velocidade para se preparar para a manobra. Você vai engatar a 1ª ou a 2ª marcha, isso vai depender da velocidade do veículo.
Conversão à direita - Verificando se o trânsito está livre
Passo 3
Verifique se o trânsito está livre usando a cabeça e os retrovisores. Lembre sempre de olhar para os dois lados. 
Conversão à direita - Fazendo curva fechada
Passo 4
Faça a curva o mais fechado possível.
Posição das mãos no volante 33 - AprovaDETRAN.png.png.png
Passo 5
Para finalizar a manobra, desvire o volante e retome a velocidade.

Revisão do passo a passo em tabela:

Passo 1O primeiro passo é sinalizar com a seta para a direita.
Passo 2Depois, reduza a velocidade para se preparar para a manobra. Você vai engatar a 1ª ou a 2ª marcha, isso vai depender da velocidade do veículo.
Passo 3Verifique se o trânsito está livre usando a cabeça e os retrovisores. Lembre sempre de olhar para os dois lados. 
Passo 4Faça a curva o mais fechado possível.
Passo 5Para finalizar a manobra, desvire o volante e retome a velocidade.

Qual é a hora certa de virar o volante?

Qual é a hora certa de virar o volante para não entrar na contramão e nem esbarrar no meio-fio?

Para virar o volante na hora certa, tem um macete que funciona muito bem.

Quando o retrovisor se alinhar com a borda do meio-fio, gire o volante para realizar a manobra.

Conversão à direita 19 - AprovaDETRAN.png
Macete do volante
Quando o retrovisor se alinhar com a borda do meio-fio, gire o volante para realizar a manobra.

Depois de completar a curva, desfaça o giro do volante devagar e continue dirigindo.

Seguindo essas instruções, a conversão será concluída com sucesso, dentro da mão de direção e sem esbarrões no meio-fio.

Quais são as dicas de ouro para o dia da prova prática?

A conversão à direita segue o mesmo passo a passo, seja em vias de mão única ou em vias de mão dupla.

Algumas dicas importantes:

  • Dê seta sem tirar a mão do volante;
  • Reduza a velocidade usando a 1ª ou 2ª marcha, vai depender da velocidade do veículo;
  • Use os retrovisores e olhe para os dois lados para garantir que o trânsito está livre;
  • Dose a abertura da curva, buscando o ângulo mais fechado possível. Se você abrir demais, vai cair na contramão. Se você fechar demais, a roda de trás vai bater no meio-fio;
  • Use o macete: quando o retrovisor se alinhar com a borda do meio-fio, é hora de virar o volante.

 

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