- Simulado DETRAN (prova 2024)
- As questões que mais caem
- Pegadinhas e macetes
- Matéria completa + resumos
- Manobras do exame (passo a passo)
Como fazer conversões à direita corretamente?
Para fazer conversões à direita, seja em um cruzamento ou em uma via, o principal macete é descolar o carro o mais à direita possível.
Esse cuidado é importante para por dois motivos:
- Para evitar que você entre na contramão;
- Para evitar que você esbarre a roda de trás no meio-fio.
E lembre-se: usar a seta precisa ser um hábito! Pratique desde a primeira aula e sinalize qualquer mudança de faixa ou direção.
Não usar a seta é uma das maiores causas de reprovação no exame.
Qual é o passo a passo para fazer uma conversão à direita?
Como você já sabe, o principal macete da conversão à direita é descolar o carro o mais à direita possível.
Vamos ver o passo a passo de como fazer esse deslocamento na medida certa:
Revisão do passo a passo em tabela:
Passo 1 | O primeiro passo é sinalizar com a seta para a direita. |
---|---|
Passo 2 | Depois, reduza a velocidade para se preparar para a manobra. Você vai engatar a 1ª ou a 2ª marcha, isso vai depender da velocidade do veículo. |
Passo 3 | Verifique se o trânsito está livre usando a cabeça e os retrovisores. Lembre sempre de olhar para os dois lados. |
Passo 4 | Faça a curva o mais fechado possível. |
Passo 5 | Para finalizar a manobra, desvire o volante e retome a velocidade. |
Qual é a hora certa de virar o volante?
Qual é a hora certa de virar o volante para não entrar na contramão e nem esbarrar no meio-fio?
Para virar o volante na hora certa, tem um macete que funciona muito bem.
Quando o retrovisor se alinhar com a borda do meio-fio, gire o volante para realizar a manobra.
Depois de completar a curva, desfaça o giro do volante devagar e continue dirigindo.
Seguindo essas instruções, a conversão será concluída com sucesso, dentro da mão de direção e sem esbarrões no meio-fio.
Quais são as dicas de ouro para o dia da prova prática?
A conversão à direita segue o mesmo passo a passo, seja em vias de mão única ou em vias de mão dupla.
Algumas dicas importantes:
- Dê seta sem tirar a mão do volante;
- Reduza a velocidade usando a 1ª ou 2ª marcha, vai depender da velocidade do veículo;
- Use os retrovisores e olhe para os dois lados para garantir que o trânsito está livre;
- Dose a abertura da curva, buscando o ângulo mais fechado possível. Se você abrir demais, vai cair na contramão. Se você fechar demais, a roda de trás vai bater no meio-fio;
- Use o macete: quando o retrovisor se alinhar com a borda do meio-fio, é hora de virar o volante.